Rastreabilidade para o varejo alimentar

O interesse crescente dos consumidores pelos perigos relacionados aos alimentos tem recebido muita atenção.

Por isso, garantir a qualidade e a segurança dos produtos alimentícios é questão estratégica para todos, indústria, varejo e órgãos públicos.

Utilizada em vários países do mundo, a rastreabilidade possibilita o controle de todas as etapas da cadeia de suprimentos, dando subsídios para a gestão.

Ao controlar melhor os riscos, a empresa pode maximizar os resultados positivos e oferecer mais confiabilidade ao consumidor.

Em alguns países a rastreabilidade já é adotada como prática obrigatória para determinados produtos, o que não será diferente no Brasil.

Nesse cenário, o papel do varejo é o de manter a confiança do consumidor e evitar possíveis ações de responsabilização.

Para tanto, é preciso gerenciar riscos e proteger a marca, adotando um novo posicionamento para adequar-se às tendências do mercado consumidor, cada vez mais exigente e segmentado.

Portanto, a rastreabilidade representa um valioso recurso, pelo qual a cadeia de produção e distribuição pode estabelecer um diálogo claro com o mercado.

(Artigo adaptado de João Guilherme de C. F. Machado – doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.)

Resumindo, a rastreabilidade:

  • Possibilita o controle de todas as etapas da cadeia de suprimentos.
  • Garante a qualidade e a segurança dos produtos alimentícios.
  • Maximiza os resultados positivos.
  • Propicia um diálogo claro com o mercado.
  • É questão estratégica.

A Urano já está preparada para este avanço e oferece aos seus clientes o que há de mais moderno para a automação dos processos de pesagem e o gerenciamento de produtos no mercado varejista, possibilitando a rastreabilidade dos produtos pesáveis através da linha TOPMAX e B35.

Integradas com os sistemas de PDVS homologados com os nossos produtos, possibilitam a rastreabilidade de estoque, o controle de perdas e de produtividade e oferecem informações para a tomada de decisões antes do vencimento dos produtos.